Mapeamento

Instituição Responsável: 

Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Coordenador: 

Prof. Dr. Alexander Christian Vibrans

Objetivo: 

Monitorar a extensão das florestas nativas catarinenses, bem como dos demais usos da terra por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto, a fim de identificar dinâmicas e desenvolver produtos e serviços úteis para fins de gestão.

O Mapeamento é uma das ações do FlorestaSC e busca complementar as informações obtidas em campo por meio de produtos gerados com base em dados obtidos por sensoriamento remoto (SR). Os dados de SR utilizados são provenientes de diversos sensores montados em satélites orbitais, os quais fornecem continuamente imagens da superfície terrestre, permitindo, por exemplo, observar mudanças na cobertura florestal, em áreas agrícolas e pastoris ou monitorar o processo de urbanização ao longo do tempo.

Os produtos gerados serão utilizadas no planejamento territorial e fiscalização/licenciamento ambiental em âmbito local (municipal), regional e estadual. Desta forma, ações de órgãos públicos envolvidos nessas atividades serão subsidiadas pelos produtos gerados pelo mapeamento.

Nota: Esta atividade de mapeamento era anteriormente atribuída ao subprojeto MonitoraSC que integrava o projeto Inventário Florísitico Florestal de Santa Catarina. Após o processo de reformulação da identidade do projeto, o trabalho de mapeamento passou a ser definido com uma ação do projeto atualmente denominado FlorestaSC.

Os objetivos específicos da atividade de Mapeamento são:

Por que nosso trabalho é necessário uma vez que já existem mapeamentos das florestas disponíveis?

Os gestores e tomadores de decisão precisam de informações atualizadas e confiáveis para auxiliar no desenvolvimento de estratégias para o planejamento territorial e o licenciamento e controle ambiental. Assim, buscamos compreender as limitações dos novos mapeamentos apresentando a qualidade dos produtos e aprimorando as informações de cobertura e uso da terra disponíveis. 

A obtenção das informações de cobertura e uso da terra somente é possível quando as equipes do processamento dos dados terrestres e da análise dos dados de sensoriamento interagem e trabalham em conjunto. Exatamente esta é a proposta de trabalho de Mapeamento dentro do FlorestaSC. 

O nosso mapeamento é inovador...

...uma vez que não existem mapeamentos similares que possuem:

1) Legenda inédita de múltiplos usos da terra (com 12 classes temáticas);

2) Vasta abrangência espacial;

3) Escala e um detalhamento para aplicação municipal;

4) Metodologia consistente, transparente e de código inteiramente documentado e aberto.

Para saber mais sobre nosso trabalho de Mapeamento, acesse também: