Eventos

Abaixo estão listados eventos organizados pelo IFFSC e eventos onde foram proferidas palestras sobre o projeto:

Novembro 2022

3º Seminário do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina

O 3º Seminário do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina aconteceu no dia 23 de novembro de 2022, em Florianópolis-SC, no Auditório Tito Sena (FAED/UDESC). O seminário teve como objetivo socializar os resultados das medições em 303 Unidades Amostrais do 2° Ciclo do IFFSC, realizadas entre 2014 e 2019.

Acesse aqui as apresentações do seminário:


O evento também foi transmitido ao vivo e as palestras estão disponíveis para asssistir no nosso canal do YouTube.


Outubro 2019

25º edição da IUFRO - Curitiba/PR

Junho 2016

IV Simpósio Nacional de Inventário Florestal - Goiânia/GO

O IV Simpósio Nacional de Inventário Florestal aconteceu entre os dias 28 de junho a 01 de julho de 2016, em Goiânia-GO no centro de eventos Oliveira's Place, organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro em conjunto com a Embrapa e a Universidade Federal de Goiás, com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e apoio do Projeto Profloresta e do Ministério do Planejamento e da União Europeia, por meio do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais Brasil-União Européia.

Para visualizar outras informações clique aqui o qual será direcionado para a página dos Simpósios no site do Inventário Florestal Nacional.

Novembro 2014

III Simpósio Nacional de Inventário Florestal - Manaus/AM

O III Simpósio Nacional de Inventário Florestal aconteceu entre os dias 10 a 12 de novembro de 2014, em Manaus-AM cumprindo seu maior objetivo que é promover a troca de experiências sobre inventários florestais, em todas as suas diferentes especificidades e abordagens

Objetivos Específicos: 

• Atualizar os participantes sobre o andamento e a estratégia de implementação do primeiro ciclo do IFN no Brasil; 

• Compartilhar experiências entre instituições envolvidas no planejamento e implementação do IFN no país; 

• Compartilhar experiências do planejamento e implementação de inventários florestais em outros países; 

• Compartilhar experiências de inventários florestais no país, através da apresentação de trabalhos voluntários; 

• Disponibilizar os anais do evento, com os resumos publicados.

O evento contou com a apresentação de mais de 100 trabalhos científicos, além de relatos de experiências de países da América do Norte e do Sul na realização de inventários florestais.

Para visualizar outras informações clique aqui o qual será direcionado para a página dos Simpósios no site do Inventário Florestal Nacional.

Novembro 2013

II Simpósio Nacional de Inventário Florestal - Curitiba/PR

O II Simpósio Nacional de Inventário Florestal aconteceu entre os dias 18 a 20 de novembro de 2013, em Curitiba-PR e apresentou alguns avanços em relação à edição anterior. 

Desta vez o evento não se restringiu apenas ao contexto do Inventário Florestal Nacional, mas contemplou também outras iniciativas e projetos relacionados aos inventários de recursos florestais.

Para visualizar outras informações clique aqui o qual será direcionado para a página dos Simpósios no site do Inventário Florestal Nacional.

Novembro 2012

I Simpósio Nacional de Inventário Florestal - Natal/RN

O I Simpósio Nacional de Inventário Florestal foi organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com a Embrapa Florestas.

O evento reuniu experiências sobre inventários florestais no país, tendo como referência o Inventário Florestal Nacional.

Compareceram aproximadamente  50 participantes do Brasil, além de participação internacional de Anne Branthomme, FAO/Roma.

Abaixo segue apresentações realizadas pela equipe do IFFSC.

Terça-feira, 27 de novembro de 2012

Para visualizar outras apresentações clique aqui o qual será direcionado para a página do Simpósio no site do Inventário Florestal Nacional.

Setembro 2011

Workshop Setembro 2011

O "I Workshop - IFF Socioambiental" teve como objetivo divulgar os resultados do levantamento socioambiental do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina com a identificação das espécies florestais nativas mais importantes do ponto de vista socioambiental e cultural, seus usos atuais e potenciais e caracterização das populações rurais do entorno das parcelas de campo e de suas relações e percepções sobre as florestas nativas.

Sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Maio 2011

Seminário Maio 2011

O "2º Seminário sobre Inventário Florestal" teve como objetivo a criação de um fórum de discussão sobre inventários florestais e levantamentos florísticos onde foram apresentados os resultados de quatro anos de trabalhos realizados pela equipe do IFFSC. Após as apresentações ocorreu a discussão dos resultados com participação dos colaboradores e consultores externos do IFFSC e discussões das implicações dos resultados do IFFSC para uma política de uso e conservação dos recursos florestais catarinenses. Houveram apresentações relacionadas a identificação de novas demandas e linhas de pesquisa, a questões como cenários de mudanças climáticas, pagamentos por serviços ambientais e manejo dos recursos florestais.

Para mais informações,clique aqui, para acessar a página do seminário na Furb.

Sexta-feira, 06 de maio de 2011

Quinta-feira, 05 de maio de 2011

Apresentação e discussão dos resultados do IFFSC (equipe do IFFSC)

Quarta-feira, 04 de maio de 2011

Apresentações dos resultados de Projetos de Pesquisa associados ao IFFSC

Conferência de Abertura

Um olhar para o passado: Dinâmicas vegetacionais, climáticas e do fogo no quaternário tardio do Sul do Brasil (Hermann Behling, Universidade de Göttingen, Alemanha) 

Março 2009

Seminário Março 2009

Os resultados da fase 2 do projeto Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (etapa 2007/2008) foram apresentados ao público em um seminário em Blumenau, nos dias 12 e 13 de março de 2009. Neste evento, o relatório final desta fase foi entregue ao Secretário de Agricultura, Antonio Ceron, e ao Presidente da FAPESC, Diomário de Queiroz.

Acesse aqui as apresentações do seminário: