Biblioteca da Floresta

A proposta da Biblioteca da Floresta consiste na elaboração de um material educativo, em coautoria com professores/as da Rede Estadual de Santa Catarina, que aborde temáticas das florestas catarinenses, articuladas às discussões vigentes do Currículo Base do Território Catarinense.

O material educativo será composto por um conjunto de cinco (5) livretos que visa promover percursos formativos com professores e estudantes a fim de despertar a curiosidade, sensibilizar ao conhecimento socioambiental e mobilizar às ações sustentáveis sobre e nas nossas florestas catarinenses, via escola e universidade.

Cada livreto abordará uma temática sobre as florestas catarinenses. Os livretos serão concluídos em 2024.

Conheça as cinco temáticas dos livretos, na imagem ao lado:

Em abril de 2023, iniciamos os encontros do nosso coletivo para planejar e desenvolver colaborativamente os livretos que irão compor a Biblioteca da Floresta Catarinense. Os encontros estão sendo realizados mensalmente e ocorrem simultaneamente nos modos presencial e online. Além da equipe de professores e pesquisadores do FlorestaSC, os encontros têm contado com a presença de professores da Educação Básica que atuam em Blumenau e região.

Apresentação da proposta de elaboração da Biblioteca e explanação sobre o FlorestaSC.

Tempo de estudo sobre “comunicação pública da ciência” e reunião dos grupos para discutir o conteúdo produzido pelo FlorestaSC sobre cada temática dos livretos.

Compartilhamento de diferentes formas de comunicação pública da ciência e estabelecimento de diretrizes para a elaboração dos livretos.

Integrantes do coletivo divididos em grupos para trabalhar na elaboração de cada livreto.

Em breve, mais informações sobre a composição da Biblioteca da Floresta.


Acompanhe o andamento de nossas atividades através dos nossos Informativos