24 de Junho de 2025
Faça seu download AQUI
Um grande feito foi realizado pelo FlorestaSC no que tange à divulgação científica sobre as florestas catarinenses. Na noite do dia 13 de junho (sexta-feira), o FlorestaSC lançou a nova coleção Biblioteca da Floresta Catarinense, com fomento do CNPq e organizada pela professora Daniela Tomio, do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB.
A coleção consiste em um material didático destinando a fortalecer a divulgação das descobertas científicas do FlorestaSC a docentes e alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Santa Catarina.
A Biblioteca da Floresta Catarinense é constituída por cinco (5) livretos, com uma tiragem de dois mil exemplares, que serão distribuídos nas escolas do estado. A coleção também foi disponibilizada em formato digital no site do projeto para DOWNLOAD.
Reportagem da FURB sobre o lançamento da coleção.
O evento do lançamento foi um sucesso e com a "casa cheia"! Ocorreu no auditório da biblioteca do campus 1 da FURB e contou com a presença de alunos e professores de diferentes cursos da FURB, como Eng. Florestal, Biologia, Pedagogia e Ciências da Computação. Também estiveram presentes Débora Bertholdo (representando a Secretaria de Educação de Blumenau), Roberta Ramos (extensionista social da Epagri), Fábio Perez (diretor do CCT/FURB) e André de Gasper (chefe do DAP/FURB).
Lançamento no auditório da biblioteca da FURB
O projeto para confecção da nova coleção, iniciada em 2022, contou com a participação de docentes da FURB, pesquisadores do FlorestaSC e docentes da rede estadual de ensino de Santa Catarina. A participação de docentes do ensino básico, muitos deles egressos da graduação e pós graduação da FURB, foi fundamental para agregar à coleção uma linguagem próxima dos profissionais da educação.
Autores da coleção Biblioteca da Floresta Catarinense
No evento, a Profa. Dra. Daniela Tomio, coordenadora da Biblioteca da Floresta Catarinense destacou que a obra "é uma coleção de livros informativos voltados para o público escolar , infanto juvenil, em que nós fizemos uma divulgação científica para a educação florestal. E essa divulgaão científica são de conhecimentos elaborados no programa FlorestaSC.”.
O Prof. Dr. Alexander Vibrans, coordenador do FlorestaSC afirmou que "a ideia foi criar um grupo que elaborasse um material didático, não em base em exemplos da América do Norte, da Austrália ou da Europa, mas com exemplos, dados e informações das florestas de Santa Catarina que estão aqui na nossa frente”.
Durante o evento também foi divulgado o novo aplicativo de realidade aumentada: o FlorestaSC RA, disponível na Play Store. Esta iniciativa é financiada pela FAPESC e liderada pelo Prof. Dr. Maurício Capobianco Lopes, do Departamento de Sistemas e Computação da FURB. O aplicativo mostra figuras tridimensionais de cinco (5) espécies de árvore e possui dados científicos sobre as espécies, desafios para testar conhecimentos ecológicos e experiências interativas com as árvores (ex.: interações árvore x fauna).
Prof. Dr. Maurício Lopes apresentando o aplicativo
Mostrando o app para crianças
06 de Maio de 2025
A equipe de sensoriamento remoto e geoprocessamento do FlorestaSC recebeu reforços! O coordenador do FlorestaSC, professor Alexander Vibrans, deu as boas-vindas ao Eng. Florestal Luiz Carlos da Silveira e aos acadêmicos de Engenharia Florestal, Gabriel Lessa e de Computação, Laura Isabela Seibt. Os três novos integrantes trabalharão na detecção e mapeamento de áreas de regeneração das florestas nativas catarinenses e no processamento de imagens aéreas históricas do século 20. Eles usarão ferramentas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e imagens pancromáticas, multiespectrais LiDAR. Estas imagens são captadas por sensores em órbita e montados em aeronaves e drones.
Os "novos" se juntam à equipe liderada por Adilson Nicoletti e Débora V. Lingner, composta pelos professores Jonathan G. Müller e Artur Bizon, bem como por Murilo Schramm da Silva, Marlon Yuri Andrade e Thuane Laís Farias. O mapeamento das áreas em regeneração completará o monitoramento das mudanças da cobertura florestal de Santa Catarina, que conta também com a etapa da detecção das áreas desmatadas no período entre 2017 e 2022, a ser concluída no próximo semestre.
O FlorestaSC é um programa permanente de pesquisa das florestas catarinenses, custeado com recursos do governo estadual (SEMAE e Fapesc).