Participação no Summit Vale Europeu
23 de Novembro de 2023
No dia 22 de novembro de 2023, a equipe do FlorestaSC junto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), participou do Summit Vale Europeu, para realizar o lançamento do produto Forest Data Link.
O evento ocorreu no Centro de Inovação Blumenau e foi organizado pelo Instituto Gene CIB - Centro de Inovação Blumenau Blusoft e Conexão ESG.
O Forest Data Link consiste em um conjunto de ferramentas propostos pelo FlorestaSC, em apoio às atividades da PMA. Estas ferramentas irão facilitar o acesso da PMA aos dados do FlorestaSC, e também servirão como apoio ao registro e coleta de dados nas atuações da PMA em campo e à elaboração de laudos e pareceres.
Dentre as ferramentas apresentadas, destacou-se os aplicativos de dispositivo móvel para uso em campo, como o Avenza Maps e o QField.
O Avenza Maps é utilizado para navegação em tempo real de maneira offline. O aplicativo carrega e lê mapas georreferenciados em formato pdf. Para cada unidade da PMA, foram gerados mapas em PDF contendo informações geoespaciais sobre: regiões fitográficas, limite de municípios, limite das unidades da PMA, área potencial de restinga, uso e cobertura da terra e unidades de conservação.
O QField é um aplicativo para smartphone que carrega dados geoespaciais do QGIS. Em campo, é possível utilizar o QField para cadastrar dados e fotos, desenhar polígonos e calcular sua área, e traçar linhas para cálculo de distâncias. Estas informações coletadas em campo podem ser posteriormente transferidas para o QGIS para uso no desktop. Para auxiliar no aprendizado do aplicativo, foi elaborado um tutorial para uso da PMA.
Também foi apresentado o Painel Interativo de dados (dashboard) que foi elaborado com o intuito de reunir em um único local diversas informações sobre a ocorrência das espécies nas Unidades da PMA, possibilitando aos usuários a realização de consultas rápidas e variadas de dados.
No painel é possível ter acesso: aos mapas feitos para carregar no Avenza; às listas das espécies mais abundantes nas unidades da PMA; às fotos das principais características das espécies (folha, fruto, flor, tronco) depositadas no site da Flora Digital de Santa Catarina (UFSC); e às descrições da floresta avaliada nas parcelas do FlorestaSC.
Confira como ficou o Painel Interativo da PMA: https://lookerstudio.google.com/reporting/dab44276-e21c-42f0-8657-bd7a8a5fc3fa/page/KtAKD
Além das ferramentas acima mencionadas, foram mostradas outras fontes de consulta de dados do FlorestaSC, como o Sinflor - Sistema de Informações Florestais, a Plataforma de Mapas e o Portal do projeto.
Confira abaixo outras fotos do evento: